AHO! - a série

por Daniella Zupo

Minha história

O que você faria se fosse diagnosticado subitamente com um câncer? Imagine que você tem uma vida saudável, não possui histórico familiar da doença, faz controle regularmente e considera que isso é algo que nunca vai lhe acontecer. Mesmo assim, acontece. Você recebe a noticia e precisa começar imediatamente um tratamento longo e agressivo. Foi isso o que aconteceu comigo no final de 2015.

Na época eu estava no que se costuma chamar de “auge” da produtividade. Trabalhava intensamente como apresentadora e coordenadora de pauta de um programa diário de TV, do qual tive que me afastar, semanas depois de receber o diagnostico, para me dedicar exclusivamente ao tratamento. E uma filha então com 9 anos em meio a todo aquele sofrimento. O primeiro sentimento? Que a vida tinha me dado uma bolada nas costas. Hoje sei que foi a experiência mais difícil da minha vida, porém a mais reveladora e transformadora também.

Após o diagnóstico, iniciei imeditamente um tratamento que incluía sessões de quimioterapia, radioterapia e duas cirurgias. Até hoje sou grata ao meu médico, Dr. Roberto P. Fonseca, pela precisa e rápida condução de meu tratamento, que me deu chances de lutar pela vida. Lamento que no Brasil existam milhares de mulheres que não tenham a mesma sorte.

Da mesma forma que a vida é imprevisível, é também inspiradora, e o que poderia ser “apenas“ a minha traumática experiência pessoal, tornou-se uma história que tem apoiado outras pessoas que enfrentam a mesma jornada. Amanhã Hoje É Ontem - a websérie e, agora, o livro - me acompanham na superação diária pelos caminhos da cura. Uma cura ampla, que inclui corpo físico, emocional e espiritual. Hoje entendo que todos nós precisamos dela. Por isso talvez, pra minha grata surpresa, o caminho de AHO! inclua tantas pessoas que nada sabem da experiência de um câncer.

O que eu posso dizer a você, que enfrenta o diagnostico: aceite-o. A negação só vai te fazer perder um tempo precioso. Quando você admite para si mesmo que aquilo é real, passa a se concentrar na cura.

E o que dizer a qualquer um que adentre o caminho de auto-conhecimento das trilhas de AHO!? Amanhã Hoje É Ontem, titulo inspirado em uma pergunta feita por minha filha, quando bem pequena, foi a grande afirmação que esse caminho me ensinou. Tudo à nossa volta está conectado e tudo vai passar. Só precisamos aprender a respirar fundo e nos alimentar dessa força que a natureza nos revela diariamente, feita de ciclos, eternos recomeços.

Sou grata pela vida. Aqui e agora.
AHO!

e s p e r a n ç a

“Do meu contato com essa experiência, com esse olhar de frente para o fim dessa jornada, ficou a certeza de que só há um jeito bom de chegarmos até lá: vivendo este dia que se apresente hoje, de preferência como uma benção. Um dia em que coisas boas hão de acontecer. Um dia em que você dará algo de bom a alguém, mas também um dia em que você se abrirá pra receber algo de bom.
Parece simples, mas muitos de nós estão trancados, simplesmente.”

(trecho do livro Amanhã Hoje É Ontem)

AHO a série ep. 1

AHO a série ep. 1

AHO a série ep. 2

AHO a série ep. 2

AHO a série ep. 3

AHO a série ep. 3

AHO a série ep. 6

AHO a série ep. 6

AHO a série ep. 4

AHO a série ep. 4

AHO a série ep. 5

AHO a série ep. 5

a série – teaser

a série – teaser

a série ep. 7

a série ep. 7

a série ep. 8

a série ep. 8

c u r a

“Entendemos que estamos sempre prontos quando vivemos cada dia como um ciclo, assim como a vida, de nascer e morrer. Onde a única direção que faz sentido é o amor que nos mostra. O contrario da doença não é saúde, mas o amor em um sentido mais profundo, do amor que ama sem nome.”

(trecho do livro Amanhã Hoje É Ontem)